• We are available for any custom works this month
  • Main office: Springville center X264, Park Ave S.01
  • Call us (123) 456-7890 - (123) 555-7891

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge mais de 13 milhões de pessoas.

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge mais de 13 milhões de pessoas.

Voltar

Postado por master em 10/jun/2021 -

A pandemia do COVID-19, piorou as condições do mercado de trabalho, que terminou o ano de 2020 com recordes negativos. Foi o maior número de desempregados para um ano desde que começou a série histórica: 13,4 milhões de brasileiros.

No último levantamento realizado pelo IBGE, foi registrado o menor número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado.

José Pastore, sociólogo e professor de relações de trabalho da USP, diz que muitos brasileiros não exerceram suas atividades por causa da necessidade do distanciamento social.

“O vírus paralisou as pessoas, impedindo que elas fizessem o que sempre fizeram. O ano de 2020 apresentou um verdadeiro abalo sísmico no mercado de trabalho, com uma destruição em massa de pequenas empresas, médias empresas e muitos postos de trabalho”, afirmou Pastore.

As condições do mercado de trabalho pioraram de forma muito rápida. O número de brasileiros com alguma ocupação passou do maior nível em 2019 para o menor em 2020. Pela primeira vez em um ano, menos da metade da população em idade de trabalhar estava ocupada.

EnglishGermanPortugueseSpanish