logo da kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors

Fique atento à linguagem não-verbal nas entrevistas de emprego

22 de julho, 2021 | Autor: ttees te

Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/07/22/linguagem-nao-verbal-influencia-nas-entrevistas-online-veja-dicas.ghtml

Com a pandemia, as entrevistas online vieram para ficar. Embora muitos candidatos tenham se adaptado a esse novo formato, a conversa virtual entre candidato e recrutador cria muita expectativa e ansiedade, justamente pela preocupação em como se portar diante da câmera.

A especialista em recolocação Taís Targa alerta para a importância da linguagem corporal durante a entrevista online.

“É muito importante perceber a expressão corporal, porque o corpo fala, então o candidato deve se ater ao que seu corpo está expressando naquele momento”, diz.

 Postura

A primeira dica da especialista é prestar atenção à postura. “É importante estufar o peito, ter postura ereta, olhar atento e confiante para a câmera, para o recrutador. Os recrutadores querem profissionais com brilho no olhar, com energia, com disposição”, afirma.

Se o recrutador desligar a câmera dele, mesmo com a tela preta, o candidato deve imaginar alguém ali e olhar para a lente com segurança, recomenda a especialista.

Gestos

Taís alerta que o candidato não deve se mexer demais durante a entrevista. “Quando você gesticula muito, o recrutador perde o foco no que você está falando. Não é para você ficar duro, engessado, mas não pode exagerar nos gestos. Se estiver muito nervoso, tente não se mexer excessivamente”, indica.

Expressões

Outra orientação é em relação às expressões. “Não precisa ficar sorrindo a entrevista inteira, mas se o recrutador fizer uma piada, falar algo minimamente engraçado, sorria”.

Segundo ela, na hora de ligar a câmera, “sorrir é uma forma de dizer seja bem-vindo à minha vida, à minha casa e eu quero dar o meu melhor para você”.

“Se eu posso dar o meu melhor, através da minha imagem, eu vou te acolher sorrindo para você. Isso gera mais conexão com as pessoas”, afirma.

 Nervosismo

Taís afirma ainda que se o candidato ficar vermelho durante a entrevista, com a boca seca, ou até gaguejar, é bem possível que o recrutador nem perceba essas reações. Mas nessa hora é importante ter um copo de água do lado.

“Tome a sua água. A gente não está querendo um ser humano perfeito na entrevista, mas é importante se atentar à linguagem corporal, pois ela tem muitos sinais que passam confiança”, afirma.

Emoções

E como não transparecer a raiva, por exemplo? Segundo Taís, geralmente quando a raiva vem, as pessoas retraem ou entortam a boca. Isso pode acontecer porque o recrutador fez uma pergunta difícil.

“Isso pode ser ressignificado. Pense que se foi feita uma pergunta difícil é sinal de que o recrutador quer saber mais sobre você. Então se acalma, pense que você quer dar o seu melhor, pois se foi feita essa pergunta é sinal de que está indo bem e o recrutador está querendo saber mais da sua história”, comenta.

Se o candidato perceber qualquer outra emoção que não quer transparecer, a especialista recomenda que ele respire, se acalme e pense rapidamente em uma situação mais positiva para lidar com aquele sentimento e não expressá-lo para o recrutador não perceber que tem algo errado.

Taís lembra de um cliente que mudou sua feição ao falar de um emprego anterior. “Ele estava animado falando de outros empregadores, mas quando começou a falar de uma determinada empresa, eu percebi que o brilho no olhar dele se foi, ele deu uma desanimada” conta.

De acordo com a especialista, o recrutador perceberia alguma coisa errada naquela empresa por causa da linguagem corporal, mesmo porque ele não falou nada negativo daquela experiência, mas seu semblante denunciou uma certa contrariedade. Por causa disso, o entrevistador pode passar a fazer mais perguntas para entender o que aconteceu naquela determinada empresa. Por isso, Taís alerta sobre a importância de cuidar do semblante durante a entrevista.

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Nota de falecimento João da Del Rey
É com profundo pesar que a Kolping Brasil comunica o falecimento de João Batista Costa, conhecido como "João da Del Rey", empresário visionário e figura emblemática de Carapicuíba. João da Del Rey teve um papel fundamental nas Comunidades Kolping, principalmente na cidade de Carapicuíba. Com o espírito generoso e o coração sempre voltado ao próximo,…
Leia toda matéria
Nota de falecimento Papa Francisco
A Kolping Brasil, na pessoa de seu Presidente, Dr. Sinésio Luiz Antônio, e de toda a sua Diretoria, manifesta profundo pesar pelo falecimento de sua Santidade, o Papa Francisco, 266º sucessor de Pedro. Unimo-nos à Igreja no mundo inteiro para agradecer a Deus pelo seu testemunho de fé, humildade e serviço. O Papa Francisco foi…
Leia toda matéria
Nota de Falecimento Sr. Willi Stahlschmidt
Nota de Falecimento Sr. Willi Stahlschmidt Diocese Kolping de Essen - Alemanha Willi Stahlschmidt foi membro ativo na Diretoria da Kolping Diocesana de Essen onde por muitos anos, desempenhou um papel fundamental na formação do trabalho de parceria internacional com a Kolping Brasil. Ele faleceu em 20 de fevereiro de 2025, aos 88 anos. Seu…
Leia toda matéria
Resolução nº 91 – Prevenção Contra Abusos Sexuais
RESOLUÇÃO N.º 91, DE 07 DE MARÇO DE 2.025. Dispõe sobre Protocolo de prevenção, detecção e medidas contra violência sexual de menores, adultos e pessoas vulneráveis nas unidades Kolping no Brasil.   CONSIDERANDO que a OKB (Obra Kolping do Brasil) é uma Associação sem fins lucrativos, de caráter privado e natureza filantrópica e beneficente, atuando…
Leia toda matéria