Quarta-feira de cinzas: busquemos a conversão.

Postado por master em 17/fev/2021 -

O que é a quarta-feira de cinzas?

É um rito penitencial, que teve origem na tradição bíblica e é conservado até os dias de hoje. Os fiéis recebem as cinzas, na quarta-feira que antecede o primeiro domingo de quaresma e a partir deste ato, é exposta a condição dos pecados dos homens, que exteriormente confessam a sua culpa diante de Deus e revela desta maneira, a vontade de conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso.

Como surgiu a quarta-feira de cinzas?

A igreja, desde os primeiros tempos, praticava o uso das cinzas com o mesmo sentindo penitencial de hoje em dia. No livro “De Poenitentia”, Tertualiano (160-220 d.C), relata que um penitente deveria “viver sem alegria, vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas”.

Foi a partir dessa e de outras experiências relatadas nos testemunhos bíblicos, que a celebração da quarta-feira de cinzas foi surgindo na igreja. Passando a se tornar um gesto dado aos penitentes, que marcavam a sua entrada em um tempo de arrependimento.

A partir do século XI, o gesto da imposição das cinzas sobre a cabeça, se tornou um gesto menos rigoroso e foi estendido para todos os cristãos no caminho da Páscoa.

O que simboliza as cinzas?

A cinza, é um sinal de humildade, onde faz todos relembrarem a sua origem e o seu fim “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra “(Gn2,7), “até que te tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pós e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

Portanto, nesta data tão especial para todos nós, possamos nos preparar para a quaresma, buscando a conversão e a salvação. Este é o tempo de entrarmos em oração, de nos arrepender de nossos pecados e de voltarmos nossos olhares para o Senhor.
Que entremos em comunicação espiritual com o Senhor, podendo ouvir aquilo que ele nos tem a nos dizer e que possamos entender os seus sinais, vindo do alto, vindo do céu.

Referência textual: https://santuario.cancaonova.com/artigos-religiosos/10-coisas-que-todo-catolico-deve-saber-sobre-quarta-feira-de-cinzas/