kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors
Reflexão da Kolping Internacional para o 1º de maio
10 de junho, 2021 | Autor: verticis

Estimados irmãos e irmãs Kolping ao redor do mundo:

No 1º de maio de 2021, o Dia do Trabalho será comemorado pela segunda vez sob o signo da pandemia da COVID-19. A luta contra esta crise se desenvolve de maneiras muito diferentes nos distintos países do mundo. Mas um fenômeno é comum a todos: quem não dispõe de reservas de capital para gastar em tempos de “lockdown”, toque de recolher e restrição de atividades, verá a sua existência e a de sua família ameaçadas. Muitos entretanto esgotaram as suas reservas, outros pensam com preocupação que até quando ainda terão recursos.

Esta crise fez-nos ver com clareza em todo o mundo: quem não tem possibilidade de trabalhar terá falta do que lhe é essencial. Um elemento fundamental na tradição da nossa Associação sempre foi a defesa de boas condições de trabalho e a criação de oportunidades de emprego para as pessoas. Nos últimos meses tem havido razões fundamentadas, que tem impedido muitos de exercer determinadas profissões. O risco de infecção era alto. Mas isso também significa que todos aqueles que abandonam o exercício da profissão, pelo bem da comunidade, devem contar com sua solidariedade desta e receber o apoio necessário ao seu bem-estar material. Por isso, e como voz perceptível da sociedade civil que somos, devemos envolver-nos em todos os países.

Mas também se manifesta um segundo aspecto: quando João Paulo II escreve na encíclica “Laborem exercens” (ponto 9) que o homem “se torna mais homem” pelo trabalho, ele quer dizer que, para muitos de nós, o trabalho não é apenas um fardo, mas também envolve amplamente nossa autorrealização. É uma contribuição essencial para configuração do mundo e, em última análise, também para configurar nossas próprias vidas. Onde isto não é possível ao longo dos meses, o trabalho comum, a troca de ideias e a criatividade desaparecem. Alguns, por conta disso, caem na tristeza ou na solidão. Aproveitemos as opções digitais e estejamos atentos onde há pessoas que precisam de atenção. Principalmente nestes tempos em que para muitos desaparece oportunidades de trabalho que, por sua característica, é um elemento que nos mantém contato, temos que manter os olhos abertos para aqueles que correm o risco de ficar sozinhos.

Todos juntos esperamos e rezamos, também por intercessão de São José Operário, para que o mundo do trabalho esteja em breve plenamente retomado a todas as pessoas, que todas as mulheres e homens tenham novamente a possibilidade de ganhar o seu sustento em condições dignas com a força de suas próprias mãos, seus corações e suas mentes. Por fim, desejamos que todos os jovens possam retomar a sua formação ou os seus estudos para que, mais tarde, possam realizar um trabalho que os satisfaça e que os faça sentir “colocados no lugar onde Deus necesita deles” (cf. Adolfo Kolping).

 

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2024
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 10 DE MARÇO DE 2.024. OBRA KOLPING DO BRASIL, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o no. 44.041.218/0001-60, com sede na Rua Barão de Itaúna, n.o 379, Alto da Lapa, São Paulo/SP, CEP: 05078-080, de acordo com os artigos 37, §…
Leia toda matéria
A superação da pobreza no Brasil ainda é um desafio urgente
Mais de 60 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza   A pobreza no Brasil é um fenômeno histórico que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Os dados do IBGE apontam que em 2021, cerca de 62,5 milhões de brasileiros eram considerados pobres. As causas da pobreza no país envolvem fatores…
Leia toda matéria
32ª Romaria Nacional da Kolping Brasil
Durante o dia 29/10 no Santuário Nacional de Aparecida, a Obra Kolping do Brasil realizou a sua 32ª Romaria Nacional. Levando dezenas de pessoas e suas caravanas saírem de suas Comunidades Kolping e se dirigirem a casa da Mãe Aparecida no mês dela, presentes os estados Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio…
Leia toda matéria
Conselho e Assembleia Geral da Kolping Internacional 2023
Com mais de 50 países representados, a 34ª Assembleia Internacional da Kolping ocorreu na cidade de Bensberg – Alemanha. Uma delegação composta por 5 membros oficiais da Kolping Brasil participou do Conselho e Assembleia Geral da Kolping Internacional de 2023. O evento ocorreu de 28/09 a 01/10 e contou com a participação de mais de…
Leia toda matéria