kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors
Quarta-feira de cinzas: busquemos a conversão.
17 de fevereiro, 2021 | Autor: verticis

O que é a quarta-feira de cinzas?

É um rito penitencial, que teve origem na tradição bíblica e é conservado até os dias de hoje. Os fiéis recebem as cinzas, na quarta-feira que antecede o primeiro domingo de quaresma e a partir deste ato, é exposta a condição dos pecados dos homens, que exteriormente confessam a sua culpa diante de Deus e revela desta maneira, a vontade de conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso.

 

Como surgiu a quarta-feira de cinzas?

A igreja, desde os primeiros tempos, praticava o uso das cinzas com o mesmo sentindo penitencial de hoje em dia. No livro “De Poenitentia”, Tertualiano (160-220 d.C), relata que um penitente deveria “viver sem alegria, vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas”.

Foi a partir dessa e de outras experiências relatadas nos testemunhos bíblicos, que a celebração da quarta-feira de cinzas foi surgindo na igreja. Passando a se tornar um gesto dado aos penitentes, que marcavam a sua entrada em um tempo de arrependimento.

A partir do século XI, o gesto da imposição das cinzas sobre a cabeça, se tornou um gesto menos rigoroso e foi estendido para todos os cristãos no caminho da Páscoa.

O que simboliza as cinzas?

A cinza, é um sinal de humildade, onde faz todos relembrarem a sua origem e o seu fim “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra “(Gn2,7), “até que te tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pós e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

 

Portanto, nesta data tão especial para todos nós, possamos nos preparar para a quaresma, buscando a conversão e a salvação. Este é o tempo de entrarmos em oração, de nos arrepender de nossos pecados e de voltarmos nossos olhares para o Senhor.
Que entremos em comunicação espiritual com o Senhor, podendo ouvir aquilo que ele nos tem a nos dizer e que possamos entender os seus sinais, vindo do alto, vindo do céu.

 

Referência textual: https://santuario.cancaonova.com/artigos-religiosos/10-coisas-que-todo-catolico-deve-saber-sobre-quarta-feira-de-cinzas/

 


Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil expressa a sua solidariedade pelas enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul
Prezados Diretores e colaboradores da Kolping Brasil, Prezados Presidentes, Diretores, Assessores e Coordenadores das Obras Kolping Estaduais, Prezados Presidentes, Diretores, Assessores e Coordenadores das Comunidades Kolping, Prezados Associados e membros Kolping de todo Brasil, Saudações cordiais de toda a Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil! A KOLPING BRASIL vem por meio deste comunicado expressar a…
Leia toda matéria
Kolping Brasil visita o estado do Mato Grosso do Sul
No período de 15/03 a 18/03, estiveram no estado do Mato Grosso do Sul o Presidente da KOLPING BRASIL, o Sr. Sinésio Luiz Antonio, juntamente com o Assessor Nacional de Vida Comunitária, o Sr. Luis Felipe Ribeiro. O intuito da visita foi a formação solicitada pela Obra Kolping Estadual do Mato Grosso do Sul que…
Leia toda matéria
Visita ao ex-Assistente Eclesiástico da KOLPING BRASIL
No dia 16/03/2024, o Presidente da KOLPING BRASIL, Sr. Sinésio Luiz Antonio, juntamente com o Assessor Nacional de Vida Comunitária, Sr. Luis Felipe, o Presidente da Kolping Estadual de Mato Grosso do Sul, Sr. Júnior Santiago, sua esposa, a Sra. Elisangela Santiago e o Vice Presidente, Sr. Alan Striquer, visitaram o padre Pedro Arnoldo da…
Leia toda matéria
Comitê Nacional e Assembleia Geral Ordinária 2024
Durante os dias 09 e 10/03/2024 a Kolping Brasil realizou o Comitê Nacional e sua Assembleia Geral Ordinária, que contou com a presença de representantes dos estados de Bahia; Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Pernambuco; Piauí; Santa Catarina; Paraná; São Paulo e Rondônia. Foram dois dias de trabalho que tiveram a…
Leia toda matéria