EnglishGermanPortugueseSpanish
kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors
Quarta-feira de cinzas: busquemos a conversão.
17 de fevereiro, 2021 | Autor: verticis

O que é a quarta-feira de cinzas?

É um rito penitencial, que teve origem na tradição bíblica e é conservado até os dias de hoje. Os fiéis recebem as cinzas, na quarta-feira que antecede o primeiro domingo de quaresma e a partir deste ato, é exposta a condição dos pecados dos homens, que exteriormente confessam a sua culpa diante de Deus e revela desta maneira, a vontade de conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso.

 

Como surgiu a quarta-feira de cinzas?

A igreja, desde os primeiros tempos, praticava o uso das cinzas com o mesmo sentindo penitencial de hoje em dia. No livro “De Poenitentia”, Tertualiano (160-220 d.C), relata que um penitente deveria “viver sem alegria, vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas”.

Foi a partir dessa e de outras experiências relatadas nos testemunhos bíblicos, que a celebração da quarta-feira de cinzas foi surgindo na igreja. Passando a se tornar um gesto dado aos penitentes, que marcavam a sua entrada em um tempo de arrependimento.

A partir do século XI, o gesto da imposição das cinzas sobre a cabeça, se tornou um gesto menos rigoroso e foi estendido para todos os cristãos no caminho da Páscoa.

O que simboliza as cinzas?

A cinza, é um sinal de humildade, onde faz todos relembrarem a sua origem e o seu fim “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra “(Gn2,7), “até que te tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pós e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

 

Portanto, nesta data tão especial para todos nós, possamos nos preparar para a quaresma, buscando a conversão e a salvação. Este é o tempo de entrarmos em oração, de nos arrepender de nossos pecados e de voltarmos nossos olhares para o Senhor.
Que entremos em comunicação espiritual com o Senhor, podendo ouvir aquilo que ele nos tem a nos dizer e que possamos entender os seus sinais, vindo do alto, vindo do céu.

 

Referência textual: https://santuario.cancaonova.com/artigos-religiosos/10-coisas-que-todo-catolico-deve-saber-sobre-quarta-feira-de-cinzas/

 


Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Kolping Brasil realiza sua 50ª Assembleia Geral Ordinária em São Paulo.
No dia 12 de março de 2023, em São Paulo, aconteceu a 50ª Assembleia Geral Ordinária da KOLPING BRASIL. Com a presença de 10 Estados brasileiros, representados por seus delegados e demais convidados, foram apresentados, discutidos e deliberados assuntos relevantes a associação, conforme a seguinte pauta: Relatório de Atividades do exercício de 2022; Plano de…
Leia toda matéria
Juventude Kolping realiza Encontro Nacional em São Paulo
No dia 11 de março, ocorreu o Encontro Nacional da Juventude Kolping 2023 de forma presencial. O encontro contou com a participação de  jovens de 4 estados do Brasil e foi coordenado pelo 1° diretor de Juventude Nacional  Juanez Almeida e pelo 2º diretor João Paulo Monteiro. Durante o encontro ocorreram trocas de informações e…
Leia toda matéria
Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil realiza Encontro em São Paulo – 2023
No dia 10 de março, a Diretoria Executiva Nacional realizou sua reunião, de forma presencial, em São Paulo para discutir alguns assuntos pertinentes a associação. Na Sexta -feira (10), a diretoria pôde avaliar o planejamento anual dos departamentos do Escritório Nacional, bem como o planejamento estratégico. A reunião foi composta pela maioria dos membros da…
Leia toda matéria
Nosso Fundador Adolfo Kolping
Adolfo Kolping foi um sacerdote católico, reformador social, autor e editor, pastor de almas e conhecido como “pai dos jovens artesãos”. Nasceu em Kerpen, cidade humilde perto de Colônia, na Alemanha. Depois de um breve período de estudos, aos 13 anos se torbou aprendiz de sapateiro.  Trabalhou durante dez anos neste ofício e, como outros…
Leia toda matéria