EnglishGermanPortugueseSpanish
kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors
Kolping Brasil uma identidade a ser preservada.
16 de abril, 2020 | Autor: verticis

Um grande desafio é renovar-se para gerar renovação e diz respeito à dimensão social, espiritual e ética. Renovar a pessoa como um todo.
Os Congressos realizados pela Obra Kolping do Brasil, demonstram para os seus participantes que ser Kolping, exige uma grandeza moral, missão e identidade a ser preservada.

Fundamentada no evangelho de Jesus Cristo, na Doutrina Social da Igreja e na vida e obra de Adolfo Kolping, a Obra Kolping do Brasil realiza um convite e uma proposta de associação para a sociedade e ganha importância por tratar-se de um movimento social que visa a superação da pobreza, por meio de formação e trabalho em todo o país.

A proposta foi lançada por Adolfo Kolping no século XIX, especificamente na época da industrialização, e a realização desta proposta depende naturalmente do nosso empenho, da nossa participação e de nossa contribuição para a Superação da Pobreza em todas as suas dimensões.

No espírito de preparação do VIII Congresso Nacional do Piauí, veja abaixo trechos dos 3 últimos Congressos Kolping realizados em 2005, 2010 e 2015.

  • IV Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2005)

O IV Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil teve como tema: O Cristão e a solidariedade, e como Lema: Seguir Jesus Cristo e Adolfo Kolping e Agir solidariamente, conforme as Diretrizes do Movimento Kolping para a Solidariedade Internacional.

O Congresso contou com 3 (três) conteúdos temáticos que foram discutidos ao longo do evento: Conhecendo a realidade e a pastoral da igreja do Brasil, A Sociedade e a Conjuntura Política e a Sociedade Civil e a Solidariedade.

Através desses conteúdos, os participantes conheceram os desafios enfrentado pela Igreja, para superar as dificuldades dos tempos modernos representados pelos fenômenos da urbanização, desemprego, violência, desagregação familiar e social e outros fatores que resultaram em um cenário contraditório e antagônico.

Ao ser trabalhado o tema A Sociedade e a Conjuntura Política, foram apresentados aspectos da sociedade e os componentes da política de bem comum, gerando uma grande reflexão sobre as formas articuladas de elementos políticos, capazes de nos conduzir à estruturas de solidariedade que possam traduzir em ações concretas.

O IV Congresso Nacional trouxe para todos os convidados uma reflexão para ser pensada e executada. Com todos os temas discutidos foi possível chegar a uma conclusão que a solidariedade não é apenas um ato assistencialista, mais uma ação permanente através da promoção, educação e formação de seus agentes, colaborando para a solução da questão social em todos os seus níveis.

  • V Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2010)

No V Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil, que ocorreu em Fortaleza – Ceará, entre os dias 22 a 25 de julho de 2010, o tema discutido foi: Comunidades Kolping, força viva de transformação da sociedade.

Os convidados presentes celebraram o encontro e renovaram a esperança mística da ação do Movimento Kolping no Brasil, além de refletir sobre experiências nas diversas áreas de atuação do Movimento Kolping, identificando avanços, desafios, exigências e perspectivas, frente aos desafios de conjuntura.

O Congresso contou também com um momento de resgate e aprofundamento, as fontes inspiradoras que fundamentam a ação do Movimento Kolping e elaboração de recomendações e diretrizes para que as Comunidades Kolping sejam Força Viva de Transformação da Sociedade.

  • VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2015)

No VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil, o tema discutido foi “Obra Kolping, comunidades de comunidades”.

O evento em Santa Catarina e as formações foram desenvolvidas em três eixos:  1.Nossa Identidade Social enquanto agentes de transformação, 2.Nossa Identidade Eclesial e 3.Comunidades de Comunidades .

“Só vivo como ser humano me relacionando em comunidade. Aprender a viver em comunidade é aprender a se relacionar, saber se comunicar. Se nos distanciarmos dos canais de comunicação não geraremos comunidade” – diz Pe. Elias, Assessor do Encontro.

Para ter uma comunidade cristã comprometida com a sociedade, é necessário levar em consideração alguns critérios:  fé e discipulado, compromisso com a promoção da vida, solidariedade com os mais pobres, organização de modo comunitário e responsável, recuperar a noção de comunidade como espaço de vivência social e religiosa, entre outros.

 

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Kolping Brasil realiza sua 50ª Assembleia Geral Ordinária em São Paulo.
No dia 12 de março de 2023, em São Paulo, aconteceu a 50ª Assembleia Geral Ordinária da KOLPING BRASIL. Com a presença de 10 Estados brasileiros, representados por seus delegados e demais convidados, foram apresentados, discutidos e deliberados assuntos relevantes a associação, conforme a seguinte pauta: Relatório de Atividades do exercício de 2022; Plano de…
Leia toda matéria
Juventude Kolping realiza Encontro Nacional em São Paulo
No dia 11 de março, ocorreu o Encontro Nacional da Juventude Kolping 2023 de forma presencial. O encontro contou com a participação de  jovens de 4 estados do Brasil e foi coordenado pelo 1° diretor de Juventude Nacional  Juanez Almeida e pelo 2º diretor João Paulo Monteiro. Durante o encontro ocorreram trocas de informações e…
Leia toda matéria
Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil realiza Encontro em São Paulo – 2023
No dia 10 de março, a Diretoria Executiva Nacional realizou sua reunião, de forma presencial, em São Paulo para discutir alguns assuntos pertinentes a associação. Na Sexta -feira (10), a diretoria pôde avaliar o planejamento anual dos departamentos do Escritório Nacional, bem como o planejamento estratégico. A reunião foi composta pela maioria dos membros da…
Leia toda matéria
Nosso Fundador Adolfo Kolping
Adolfo Kolping foi um sacerdote católico, reformador social, autor e editor, pastor de almas e conhecido como “pai dos jovens artesãos”. Nasceu em Kerpen, cidade humilde perto de Colônia, na Alemanha. Depois de um breve período de estudos, aos 13 anos se torbou aprendiz de sapateiro.  Trabalhou durante dez anos neste ofício e, como outros…
Leia toda matéria