kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors
Kolping Brasil uma identidade a ser preservada.
16 de abril, 2020 | Autor: verticis

Um grande desafio é renovar-se para gerar renovação e diz respeito à dimensão social, espiritual e ética. Renovar a pessoa como um todo.
Os Congressos realizados pela Obra Kolping do Brasil, demonstram para os seus participantes que ser Kolping, exige uma grandeza moral, missão e identidade a ser preservada.

Fundamentada no evangelho de Jesus Cristo, na Doutrina Social da Igreja e na vida e obra de Adolfo Kolping, a Obra Kolping do Brasil realiza um convite e uma proposta de associação para a sociedade e ganha importância por tratar-se de um movimento social que visa a superação da pobreza, por meio de formação e trabalho em todo o país.

A proposta foi lançada por Adolfo Kolping no século XIX, especificamente na época da industrialização, e a realização desta proposta depende naturalmente do nosso empenho, da nossa participação e de nossa contribuição para a Superação da Pobreza em todas as suas dimensões.

No espírito de preparação do VIII Congresso Nacional do Piauí, veja abaixo trechos dos 3 últimos Congressos Kolping realizados em 2005, 2010 e 2015.

  • IV Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2005)

O IV Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil teve como tema: O Cristão e a solidariedade, e como Lema: Seguir Jesus Cristo e Adolfo Kolping e Agir solidariamente, conforme as Diretrizes do Movimento Kolping para a Solidariedade Internacional.

O Congresso contou com 3 (três) conteúdos temáticos que foram discutidos ao longo do evento: Conhecendo a realidade e a pastoral da igreja do Brasil, A Sociedade e a Conjuntura Política e a Sociedade Civil e a Solidariedade.

Através desses conteúdos, os participantes conheceram os desafios enfrentado pela Igreja, para superar as dificuldades dos tempos modernos representados pelos fenômenos da urbanização, desemprego, violência, desagregação familiar e social e outros fatores que resultaram em um cenário contraditório e antagônico.

Ao ser trabalhado o tema A Sociedade e a Conjuntura Política, foram apresentados aspectos da sociedade e os componentes da política de bem comum, gerando uma grande reflexão sobre as formas articuladas de elementos políticos, capazes de nos conduzir à estruturas de solidariedade que possam traduzir em ações concretas.

O IV Congresso Nacional trouxe para todos os convidados uma reflexão para ser pensada e executada. Com todos os temas discutidos foi possível chegar a uma conclusão que a solidariedade não é apenas um ato assistencialista, mais uma ação permanente através da promoção, educação e formação de seus agentes, colaborando para a solução da questão social em todos os seus níveis.

  • V Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2010)

No V Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil, que ocorreu em Fortaleza – Ceará, entre os dias 22 a 25 de julho de 2010, o tema discutido foi: Comunidades Kolping, força viva de transformação da sociedade.

Os convidados presentes celebraram o encontro e renovaram a esperança mística da ação do Movimento Kolping no Brasil, além de refletir sobre experiências nas diversas áreas de atuação do Movimento Kolping, identificando avanços, desafios, exigências e perspectivas, frente aos desafios de conjuntura.

O Congresso contou também com um momento de resgate e aprofundamento, as fontes inspiradoras que fundamentam a ação do Movimento Kolping e elaboração de recomendações e diretrizes para que as Comunidades Kolping sejam Força Viva de Transformação da Sociedade.

  • VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil (2015)

No VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil, o tema discutido foi “Obra Kolping, comunidades de comunidades”.

O evento em Santa Catarina e as formações foram desenvolvidas em três eixos:  1.Nossa Identidade Social enquanto agentes de transformação, 2.Nossa Identidade Eclesial e 3.Comunidades de Comunidades .

“Só vivo como ser humano me relacionando em comunidade. Aprender a viver em comunidade é aprender a se relacionar, saber se comunicar. Se nos distanciarmos dos canais de comunicação não geraremos comunidade” – diz Pe. Elias, Assessor do Encontro.

Para ter uma comunidade cristã comprometida com a sociedade, é necessário levar em consideração alguns critérios:  fé e discipulado, compromisso com a promoção da vida, solidariedade com os mais pobres, organização de modo comunitário e responsável, recuperar a noção de comunidade como espaço de vivência social e religiosa, entre outros.

 

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Kolping Brasil visita o estado do Mato Grosso do Sul
No período de 15/03 a 18/03, estiveram no estado do Mato Grosso do Sul o Presidente da KOLPING BRASIL, o Sr. Sinésio Luiz Antonio, juntamente com o Assessor Nacional de Vida Comunitária, o Sr. Luis Felipe Ribeiro. O intuito da visita foi a formação solicitada pela Obra Kolping Estadual do Mato Grosso do Sul que…
Leia toda matéria
Visita ao ex-Assistente Eclesiástico da KOLPING BRASIL
No dia 16/03/2024, o Presidente da KOLPING BRASIL, Sr. Sinésio Luiz Antonio, juntamente com o Assessor Nacional de Vida Comunitária, Sr. Luis Felipe, o Presidente da Kolping Estadual de Mato Grosso do Sul, Sr. Júnior Santiago, sua esposa, a Sra. Elisangela Santiago e o Vice Presidente, Sr. Alan Striquer, visitaram o padre Pedro Arnoldo da…
Leia toda matéria
Comitê Nacional e Assembleia Geral Ordinária 2024
Durante os dias 09 e 10/03/2024 a Kolping Brasil realizou o Comitê Nacional e sua Assembleia Geral Ordinária, que contou com a presença de representantes dos estados de Bahia; Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Pernambuco; Piauí; Santa Catarina; Paraná; São Paulo e Rondônia. Foram dois dias de trabalho que tiveram a…
Leia toda matéria
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2024
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 10 DE MARÇO DE 2.024. OBRA KOLPING DO BRASIL, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o no. 44.041.218/0001-60, com sede na Rua Barão de Itaúna, n.o 379, Alto da Lapa, São Paulo/SP, CEP: 05078-080, de acordo com os artigos 37, §…
Leia toda matéria