kolping
Generic selectors
Exatamente igual
Procurar pelo título
Procurar pelo conteúdo
Post Type Selectors
Fique atento à linguagem não-verbal nas entrevistas de emprego
22 de julho, 2021 | Autor: verticis

Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/07/22/linguagem-nao-verbal-influencia-nas-entrevistas-online-veja-dicas.ghtml

Com a pandemia, as entrevistas online vieram para ficar. Embora muitos candidatos tenham se adaptado a esse novo formato, a conversa virtual entre candidato e recrutador cria muita expectativa e ansiedade, justamente pela preocupação em como se portar diante da câmera.

A especialista em recolocação Taís Targa alerta para a importância da linguagem corporal durante a entrevista online.

“É muito importante perceber a expressão corporal, porque o corpo fala, então o candidato deve se ater ao que seu corpo está expressando naquele momento”, diz.

 Postura

A primeira dica da especialista é prestar atenção à postura. “É importante estufar o peito, ter postura ereta, olhar atento e confiante para a câmera, para o recrutador. Os recrutadores querem profissionais com brilho no olhar, com energia, com disposição”, afirma.

Se o recrutador desligar a câmera dele, mesmo com a tela preta, o candidato deve imaginar alguém ali e olhar para a lente com segurança, recomenda a especialista.

Gestos

Taís alerta que o candidato não deve se mexer demais durante a entrevista. “Quando você gesticula muito, o recrutador perde o foco no que você está falando. Não é para você ficar duro, engessado, mas não pode exagerar nos gestos. Se estiver muito nervoso, tente não se mexer excessivamente”, indica.

Expressões

Outra orientação é em relação às expressões. “Não precisa ficar sorrindo a entrevista inteira, mas se o recrutador fizer uma piada, falar algo minimamente engraçado, sorria”.

Segundo ela, na hora de ligar a câmera, “sorrir é uma forma de dizer seja bem-vindo à minha vida, à minha casa e eu quero dar o meu melhor para você”.

“Se eu posso dar o meu melhor, através da minha imagem, eu vou te acolher sorrindo para você. Isso gera mais conexão com as pessoas”, afirma.

 Nervosismo

Taís afirma ainda que se o candidato ficar vermelho durante a entrevista, com a boca seca, ou até gaguejar, é bem possível que o recrutador nem perceba essas reações. Mas nessa hora é importante ter um copo de água do lado.

“Tome a sua água. A gente não está querendo um ser humano perfeito na entrevista, mas é importante se atentar à linguagem corporal, pois ela tem muitos sinais que passam confiança”, afirma.

Emoções

E como não transparecer a raiva, por exemplo? Segundo Taís, geralmente quando a raiva vem, as pessoas retraem ou entortam a boca. Isso pode acontecer porque o recrutador fez uma pergunta difícil.

“Isso pode ser ressignificado. Pense que se foi feita uma pergunta difícil é sinal de que o recrutador quer saber mais sobre você. Então se acalma, pense que você quer dar o seu melhor, pois se foi feita essa pergunta é sinal de que está indo bem e o recrutador está querendo saber mais da sua história”, comenta.

Se o candidato perceber qualquer outra emoção que não quer transparecer, a especialista recomenda que ele respire, se acalme e pense rapidamente em uma situação mais positiva para lidar com aquele sentimento e não expressá-lo para o recrutador não perceber que tem algo errado.

Taís lembra de um cliente que mudou sua feição ao falar de um emprego anterior. “Ele estava animado falando de outros empregadores, mas quando começou a falar de uma determinada empresa, eu percebi que o brilho no olhar dele se foi, ele deu uma desanimada” conta.

De acordo com a especialista, o recrutador perceberia alguma coisa errada naquela empresa por causa da linguagem corporal, mesmo porque ele não falou nada negativo daquela experiência, mas seu semblante denunciou uma certa contrariedade. Por causa disso, o entrevistador pode passar a fazer mais perguntas para entender o que aconteceu naquela determinada empresa. Por isso, Taís alerta sobre a importância de cuidar do semblante durante a entrevista.

Compartilhe agora mesmo esta matéria pelo WhatsApp

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais notícias

MAIS POSTS
Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil expressa a sua solidariedade pelas enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul
Prezados Diretores e colaboradores da Kolping Brasil, Prezados Presidentes, Diretores, Assessores e Coordenadores das Obras Kolping Estaduais, Prezados Presidentes, Diretores, Assessores e Coordenadores das Comunidades Kolping, Prezados Associados e membros Kolping de todo Brasil, Saudações cordiais de toda a Diretoria Executiva Nacional da Kolping Brasil! A KOLPING BRASIL vem por meio deste comunicado expressar a…
Leia toda matéria
Kolping Brasil visita o estado do Mato Grosso do Sul
No período de 15/03 a 18/03, estiveram no estado do Mato Grosso do Sul o Presidente da KOLPING BRASIL, o Sr. Sinésio Luiz Antonio, juntamente com o Assessor Nacional de Vida Comunitária, o Sr. Luis Felipe Ribeiro. O intuito da visita foi a formação solicitada pela Obra Kolping Estadual do Mato Grosso do Sul que…
Leia toda matéria
Visita ao ex-Assistente Eclesiástico da KOLPING BRASIL
No dia 16/03/2024, o Presidente da KOLPING BRASIL, Sr. Sinésio Luiz Antonio, juntamente com o Assessor Nacional de Vida Comunitária, Sr. Luis Felipe, o Presidente da Kolping Estadual de Mato Grosso do Sul, Sr. Júnior Santiago, sua esposa, a Sra. Elisangela Santiago e o Vice Presidente, Sr. Alan Striquer, visitaram o padre Pedro Arnoldo da…
Leia toda matéria
Comitê Nacional e Assembleia Geral Ordinária 2024
Durante os dias 09 e 10/03/2024 a Kolping Brasil realizou o Comitê Nacional e sua Assembleia Geral Ordinária, que contou com a presença de representantes dos estados de Bahia; Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Pernambuco; Piauí; Santa Catarina; Paraná; São Paulo e Rondônia. Foram dois dias de trabalho que tiveram a…
Leia toda matéria