Entre os dias 05/08 e 10/08 a KOLPING BRASIL, em cooperação com a KOLPING ESTADUAL DO MATO GROSSO, realizou o VIII Encontro Nacional de Coordenadores no estado de Mato Grosso.
O evento contou com a presença dos coordenadores: Cleonice Crestani (Mato Grosso do Sul); Jennifer Maciel (Pernambuco); João Senna (Mato Grosso); José Saymom (Santa Catarina); Kamyla Arruda (Mato Grosso); Michael Anderson (Tocantins) e Sofia Ribeiro (Piauí). Além dos coordenadores nacionais pela KOLPING BRASIL: João Ederson (São Paulo); Luis Felipe (São Paulo) e Waldir Pierotti (São Paulo).
Durante o evento foi possível conhecer as seguintes Comunidades Kolping, sendo elas: CK Morada da Serra (Cuiabá/MT); CK Juscimeira (Juscimeira/MT); CK Médici (Rondonópolis/MT); CK Vila Operária (Rondonópolis/MT) e CK Pedra Preta (Pedra Preta/MT). Em cada uma das visitas os coordenadores puderam tomar contato com a realidade que cada um dos diretores e associados enfrenta e foi possível realizar pequenas formações durante as reuniões, com base nas demandas que cada grupo apresentava no momento. Além disso, os coordenadores puderam apresentar seus resultados estaduais no que diz respeito a indicadores de sócios e atividades relevantes em 2023. Juntamente com a revisão dos materiais de formação e monitoramento para os coordenadores para suporte ao trabalho de cada um.
Por ocasião da passagem na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, houve uma breve audiência com Dom Maurício da Silva Jardim – 3º Bispo Diocesano, onde o mesmo afirmou que “a Kolping além de uma obra social ela também é uma obra missionária junto a Igreja!” e que cada um de seus membros deve se engajar nesse objetivo. Foi um momento importante de partilha entre os participantes e o bispo da diocese local.
Portanto, gostaríamos de agradecer a toda equipe da KOLPING ESTADUAL DE MATO GROSSO, que com muito cuidado e atenção, se dedicou a preparar e realizar o encontro com os coordenadores.
A KOLPING BRASIL agradece por cada detalhe preparado. Aqui um agradecimento especial para o Pe. Aladim Leodenis, que com muito carinho se empenhou junto com toda a equipe estadual em razão deste encontro.
Para os coordenadores, espera-se que possam levar as experiências e métodos partilhados durante esses dias para seus estados de origem, reiterando o papel da KOLPING BRASIL em apoiar toda a estrutura da associação pelo país.