Intercâmbio da escola alemã Freir Waldorfschule Sorsum na Obras Kolping Estadual do Piauí

Postado por master em 06/dez/2022 - Sem Comentários

Este intercâmbio já acontece desde 2009 por isso se chama BRASIL09 uma escola alemã chamada Freir Waldorfschule Sorsum procurou a OKE – PI para que ela indicasse um pais onde eles pudessem financiar e desenvolver projetos educacionais, por coincidência o coordenador do Piauí estava na Alemanha na época e então a Kolping Piauí foi indicada e a comunidade Kolping selecionada foi a de Porto CK PORTO-PI então em 2009, 29 jovens Alemães estudantes desta escola vieram pra Porto compraram um terreno e eles próprios juntos com a Juventude Kolping de Porto construíram um centro da Juventude de Porto local onde funciona um ponto de cultura, onde acontecem capacitações e eventos.

De 2009 pra cá jovens desta escola Alemã já vieram 8 vezes ao Piauí e os jovens de porto já foram 4 vezes pra Alemanha esse intercâmbio se finda agora com essa vinda deles por isso eles pediram pra visitar outras CKs do Piauí e seus projetos visitaram projetos Kolping nas areas esportiva, Agroecológica, Educacionais e outros. Mesmo com o fim do intercâmbio BRASIL09 eles pretendem manter a conexão com a OKE -PI e apoiar outras Ações da Entidade.

Além da construção do centro da Juventude eles financiaram maquinas para a produção e beneficiamento de poupa de Fruta, uma maquina para construção de tijolos ecológicos onde estão sendo construídas casas para famílias carentes de Porto e também ajudaram a montar a rádio Comunitária Kolping de Porto.

OKE – PI