Obra Kolping no Brasil

banner2.jpg

A Kolping está presente em 21 estados brasileiros. Localize a comunidade mais próxima de você.

Sobre

banner140x140.jpg

A Obra Kolping é um movimento social, popular e católico a serviço do trabalhador e sua família. Saiba mais...

Nota da OKB sobre a realidade atual do Brasil

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Nota da OKB sobre a realidade atual do Brasil

“A nossa fé em Deus nos faz acreditar no homem, apesar de sua miséria” Beato Adolfo Kolping.

A Diretoria Nacional da Obra Kolping do Brasil, reunido em São Paulo, no dia 25 de abril de 2015, manifesta sua preocupação diante da cuidadosa situação que o Brasil está passando.  Os escândalos da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, o aumento da inflação, a crise na relação entre os três Poderes da República e diversas manifestações de insatisfação da população são alguns sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com  muita luta, participação  e sofrimento.

Os problemas apresentados, entre outros que a cada dia estão surgindo, têm deixados as pessoas com desejos de medidas e respostas urgentes. Qualquer medida, no entanto, que atenda imediatamente ao mercado e aos interesses políticos partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça e da igualdade. Como por exemplo, a redução da maioridade penal, a liberação do aborto, a questão de ideologia de gênero, e a redução dos direitos trabalhistas, cuja Igreja por meio da CNBB e a Obra Kolping do Brasil são contrárias a essas decisões.  Cobrar respostas é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as Instituições das comunidades de políticas públicas e privadas.

As denúncias de corrupção na gestão do patrimônio público exigem rigorosa apuração dos fatos e responsabilização, perante a lei, de corruptos e corruptores. Segundo o Papa Francisco  “A corrupção é o mal da nossa época, que se alimenta de aparência e aceitação social, cresce como medida da ação moral e pode consumir a partir de dentro, em uma atitude de "mundanidade espiritual", quando não "esclerose do coração", até mesmo na própria Igreja. E se para o pecado existe perdão, para a corrupção, não. Por isso, a corrupção precisa ser curada”. Em 21 de março de 2015 o Papa Francisco visitou a cidade de Nápoles na Itália diz que "A corrupção é suja". “E uma sociedade corrupta é uma porcaria”, afirmou. "Aquele que permite a corrupção não é cristão e também cheira mal”, disse o Papa.

Enquanto a moralidade pública for olhada com desprezo ou considerada empecilho à busca do poder e do dinheiro, estaremos longe de uma solução para a crise vivida no Brasil. A solução passa também pelo fim da troca de favores políticos que alimenta a cobiça insaciável de agentes públicos, comprometidos, sobretudo com interesses privados. Urge, ainda, uma reforma política que renove em suas entranhas o sistema em vigor e reoriente a política para sua missão originária de serviço ao bem comum das políticas públicas.

Comuns em épocas de crise, as manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. O que se espera é que sejam pacíficas. Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e Instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência.

Unidade com diversidade. Embora um só Corpo, somos individualmente muitos membros. E, ainda que muitos membros, somos um só Corpo. (I Co 12:27). Por um lado, somos tratados individualmente pelo Pai e temos diversidade de dons e ministérios ou serviços para edificar o Seu Reino. Por outro lado, somos um só Corpo em Cristo e precisamos estar vinculados uns aos outros com juntas e ligamentos de relacionamento, tendo um só propósito e missão. A unidade do Corpo é uma realidade espiritual, na qual, devemos amadurecer. Ela é fruto do nosso crescimento como discípulos missionários de Cristo. O discipulado é o amadurecimento deste Corpo unido.

Nesta hora cuidadosa e exigente, a OKB conclama as Obras Kolping Estaduais - OKEs e as Comunidades Kolping - CKs ao diálogo que supera os radicalismos e impede o ódio e a divisão. Na livre manifestação do pensamento, no respeito ao pluralismo e às legítimas diferenças, orientado pela verdade e a justiça, este momento poderá contribuir para a paz social e o fortalecimento das Instituições Democráticas.

Que Beato Adolfo Kolping interceda a Deus, que acompanha seu povo e o assiste em suas necessidades, abençoe o Brasil.

Beato Adolfo Kolping Rogai por nós brasileiros/as.

São Paulo, 25 de abril de 2015.

 

Diretoria Executiva Nacional da Obra Kolping do Brasil – DEN/OKB

 

VI Congresso Nacional da Obra Kolping do Brasil

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Veja o banner de divulgação.

VI Congresso OKB

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL DA OKB 2015

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

A OBRA KOLPING DO BRASIL, com sede social na Avenida São José, nº 326, Vila São José – Osasco – SP, inscrita no CNPJ/MF sob nº 44.041.218/0001-60, na forma do artigo 50 do Estatuto Social, CONVOCA os Senhores Diretores Executivos e Delegados Estaduais para a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária que se realizará no dia 21 de março de 2.015, às 9h em primeira chamada e às 9h30 em segunda chamada, no seguinte endereço Conjunto Dirceu Arcoverde II, 3978, Bairro Dirceu, Cep: 64077-450 - Teresina - PI, para deliberarem sobre o seguinte:

 

ORDEM DO DIA

  1. Leitura da Ata da Assembleia de 2014;
  2. Apreciação e aprovação do Relatório de Atividades do exercício 2014;
  3. Apreciação e aprovação das Demonstrações Financeiras e Contábeis do exercício encerrado em 31/12/14;
  4. Apreciação e aprovação do Parecer do Conselho Fiscal
  5. Plano de Ação para o exercício de 2015;
  6. Aprovação/Autorização para venda/compra e regularização de imóveis;
  7. Apreciação e aprovação do Planejamento Estratégico OKB 2015-2020;
  8. Eleição do Segundo/a Secretário/a da DEN da OKB;
  9. Deliberações de assuntos pré-agendados;

 

São Paulo, 13 de fevereiro de 2015

 

Wagner Carneiro de Santana
Presidente 

 

Cartaz do VI Congresso

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail
Para baixar o cartaz do VI Congresso Kolping, clique aqui.
 

Página 1 de 27

Formulário de Login



oratorio



Mensagem de Dom Odilo
para o Bicentenario

 

Newsletter

Nome:

Email:

Visitantes Online

Nós temos 5 visitantes online

Quer doar diretamente?

Saiba como clicando aqui.